RSS

OVOS EM COCOTTE

26 ago

Acabaram as férias do maridex, e eu novamente sozinha no almoço…aí, sempre vem uma dúvida e muita preguiça de parar o que se está fazendo para preparar o almoço para uma pessoa. O que acaba acontecendo é que a gente parte para algo pronto, normalmente congelado e  nada saudável.

Outro dia, visitando cozinhas amigas, encontrei a Tereza, outra foodblogger, também arquiteta, que falava sobre esse mesmo assunto. Ela havia se proposto a navegar pela internet a procura de receitinhas gostosas, fáceis e rápidas para pessoas que moram sozinhas, ou que dispõem de pouco tempo para o almoço e não abrem mão de comer em casa.

Bom, eu testei uma das receitas hoje no almoço, trata-se do ovo em cocotte, muito parecido com uma omelette, um nome chique criado pelos franceses, onde o preparo acontece em recipientes individuais, as cocottes, que nada mais são, do que pequenas caçarolas. Como não se pode ter tudo na  vida, e eu não tenho cocottes, (entendeu maridex?) tive que fazer nessa pequena tigelinha, mas que também ficou graciosa.

Bom, a Tereza  fez utilizando o forno convencional, onde se prepara em aproximadamente 30 minutos, mas eu sou mais apressadinha, e quando li que também poderia ser preparado no microondas, não tive dúvida, e em 3 minutos, já estava pronto.

Vou passar a receita, mas vocês podem visitar o blog dela para conferir essa e outras idéias bem legais. Daquela cozinha vem sempre um perfume gostoso, que me lembra o mar e o azul do céu de Alagoas. Visitem, Cozinha Perfumada, tenho certeza que a Tereza vai adorar recebê-los. Beijos querida!

Ingredientes:

1 tomate picado em cubinhos;

– folhas de manjericão a gosto;

–  queijo ralado ou em cubinhos (use o que tiver ou que gostar mais) eu usei o gruyere; (use a quantidade que quiser, ela recomenda 2 fatias e eu usei 1 colher de sopa;

– 2 ovos;

– 2 colheres de sopa de creme de leite;

– sal a gosto;

– pimenta a gosto;

– noz moscada a gosto;

 

Modo de Preparo:

Eu vou explicar primeiro como se faz no microondas, maneira que eu escolhi para preparar o meu, mas em seguida coloco a explicação dela para fazer no forno convencional, e aí vocês escolhem o que acharem melhor.

Escolha a tigela onde você irá preparar, se tiver a felicidade de possuir uma mini cocotte, então faça nela .

Corte o tomate em cubinhos e coloque na tigelinha, em seguida, acrescente algumas folhas de manjericão,  e o queijo. Agora chegou a vez dos ovos, e para evitar qualquer problema, eu costumo abrir os ovos, um de cada vez e sempre coloco numa xícara para examinar se está tudo bem. Se estiver, e eu espero que sim, pois o aroma do ovo estragado é horrível, você pode colocá-los sobre as camadas anteriores. Só não esqueça de furar a gema, pois dizem, (eu nunca testei) que se a gema não for furada, pode haver uma explosão de ovo no seu microondas.

Sobre os ovos, coloque o creme de leite e depois os temperos (sal, pimenta, noz moscada). Não precisa misturar, fica gostoso comer assim, em camadas.

Leve ao microondas na potência máxima por 3 minutos se quiser a gema durinha. Mas se preferir a gema molinha, 2 minutos são suficientes.

Não esqueça de colocar uma tampa plástica protetora para microondas sobre a tigelinha, pois o ovo pode não estourar, mas o creme de leite acaba se espalhando pelo forno.

Sirva quentinho acompanhado de torradas, ou uma saladinha bem gostosa.

Agora, a explicação da Tereza, do modo de preparo no forno convencional:

Coloque uns 2 litros de água para ferver, e ligue o forno para pré-aquecer a 180ºC.

Enquanto isso, pegue os ingredientes e coloque na tigelinha ou cocotte da mesma forma que descrevi para o uso no microondas.

Separe uma assadeira relativamente funda, o suficiente para que ao colocar água, ela atinja a metade da altura da tigelinha que vai usar.

 Coloque a tigelinha na assadeira e leve ao forno. Só ai você deve colocar a água quente na assadeira, para evitar que se queime.Para a gema molinha são 20 minutos em média e 30 minutos para gema mais durinha.

Espero que gostem e tenham um excelente final de semana.

Abraço para todos,

Alessandra

 

 

Anúncios
 
3 Comentários

Publicado por em 26 de agosto de 2011 em FÁCEIS, LANCHES / SANDUBAS, MICROONDAS, SOLTEIROS

 

Tags: , , , , , , , ,

3 Respostas para “OVOS EM COCOTTE

  1. Rafael e Andrea Eckhard

    30 de agosto de 2011 at 20:33

    Boa noite… eu (Rafel) e a esposex (Andrea) adoramos as receitas que tu publicaste no site…. achamos o máximo a idéia dos ovos cocotte. fizemos além, resolvemos acrescentar uma cebolinha picada refogada e uma pitadinha de orégano… vamos recomendar aos amigos. Abraço.

     
    • Alessandra

      30 de agosto de 2011 at 21:58

      Olá vizinhos, que honra!!! E que felicidade tê-los aqui. Simplesmente adorei.
      Ah! Já abusando, vocês bem que podiam mandar umas receitinhas né?
      Abraços a toda família.

       
  2. Cozinha Perfumada

    26 de agosto de 2011 at 19:08

    Alê, você é uma fofa mesmo!! 🙂 Fico feliz que tenha feito a receita do Ovo em Cocotte e deu certo! =D Eu testei essa receita justamente porque estava com o marido viajando e resolvi fazer algo decente para comer rs Sua tigelinha é linda e não deveu em nada uma cocotte, que aliás, eu também fiz numa tigelinha que tinha em casa ficou 10! Obrigada pelo carinho e suas receitas que são muito saborosas e com apresentação linda! Parabéns querida !! Beijos grandes, Tê

     
 
%d blogueiros gostam disto: