RSS

Um bolinho de chocolate e licor = Pudim Austríaco

29 out
Um bolinho de chocolate e licor  = Pudim Austríaco

Hoje eu começo o post com uma afirmação: Como é bom ter bons vizinhos!  Eu tenho a felicidade de tê-los! Tenho amigos, com quem posso contar,dividir conquistas, preocupações e até receitas. Como postei na quinta-feira, até presente eu ganho…um maravilhoso livrinho de receitas com CHOCOLATE. Como não podia ser diferente, já andei testando uma delas e a vizinha também experimentou.

Essa receita tem mais história do que deveria. Mas tenho que dividir com vocês porque agora posso dizer, que é engraçada. Digo agora, porque fiquei muito braba com o maridex que aprontou comigo. Vamos lá!

Estava eu com o livrinho na mão olhando uma, ou outra receita, até que cheguei nessa. Li tudo atentamente. Vi os ingredientes, e até pesquisei qual o licor que poderia usar no lugar do indicado no livro. Para minha sorte, poderia usar o Amarula que achava que o maridex tinha comprado. Com o livro em mãos, fui até a cozinha fazer check list dos ingredientes. Farinha – ok! Chocolate – ok!  Manteiga – ok! Açúcar – ok! Ovos – ok! Licor…humm…fui até o refrigerador abri a porta e: ok! Iupiiii…tinha tudo.

Coloquei a mão na massa, derreti o chocolate com a manteiga, bati as claras, as gemas, e quando fui pegar a garrafa de licor para acrescentar ao chocolate. Ai!  Achei a garrafa muito leve. Foi aí que olhei bem a tal garrafa que estava no meu refrigerador e constato que estava vazia. Sim, maridex guardou uma garrafa vazia.

Juro que se ele estivesse em casa tinha levado um rolo de massa na cabeça! Que raiva!

O que fazer? Não tinha outra garrafa nem outro licor em casa. Pedir pra vizinha? Muita cara de pau! Peguei então a garrafa, virei sobre o chocolate e tentei torcer para fazer sair cada gota que conseguisse. Saiu, 1 colher de sopa!

Conclusão: antes de iniciar uma receita, verifique se a garrafa, a caixa de leite ou de leite condensado que estão no seu refrigerador, por acaso não estão VAZIAS!

Agora fiquem com mais imagens do bolinho que levou algumas gotas de licor, quando na verdade deveria levar 8 colheres de sopa.

Ingredientes:

– 200g de chocolate meio amargo picado grosseiramente;

– 150g de manteiga;

– 4 ovos separados (claras e gemas);

– 150g de açúcar;

– 8 colheres de sopa de Baileys (ou licor semelhante que ao investigar cheguei a conclusão de que poderia usar o Amarula);

– 150g de farinha;

– margarina e açúcar para untar as xícaras;

Modo de Preparo:

Unte 6 xícaras de chá com margarina e polvilhe açúcar. Reserve.

Derreta o chocolate com a manteiga em banho-maria. Deixe esfriar.

Bata as claras em neve com 75g de açúcar, (umas 3 colheres de sopa cheias). Reserve.

Bata as gemas com o restante do açúcar (75g) até obter um creme esbranquiçado.

Separe 5 colheres de sopa de chocolate e manteiga derretidos e acrescente 3 colheres de sopa de licor. Leve ao refrigerador.

Ao restante do chocolate e manteiga derretidos, acrescente as outras 5 colheres de sopa de licor. Misture bem e em seguida misture este creme com a gemada reservada.

Em seguida, acrescente a farinha peneirada sobre o creme misturando bem.

Por último, acrescente as claras em neve e misture delicadamente.

Coloque a metade da massa nas xícaras já untadas. Em seguida divida o creme que está no refrigerador em 6 partes e coloque nas xícaras sobre a massa. Se quiser, você pode fazer uma covinha na massa para colocar o creme gelado. Por último, acrescente o restante da massa.

Leve ao forno pré-aquecido a 200º por no máximo 20 minutos. Eu coloquei as xícaras sobre uma forma de pizza para assar. Facilita na hora de colocar e tirar do forno.

Retire do forno e deixe esfriar. Se quiser, pode desenformar ou servir nas xícaras.

Espero que tenham gostado.

Um abraço para todos, e um especial para minha vizinha Desi e para o Maridex.

Alessandra

Anúncios
 
2 Comentários

Publicado por em 29 de outubro de 2011 em BOLOS / BROWNIES / CUPCAKES, CHOCOLATE, SOBREMESAS

 

Tags: , , , , , , , ,

2 Respostas para “Um bolinho de chocolate e licor = Pudim Austríaco

  1. Guloso e Saudável

    30 de outubro de 2011 at 12:16

    Alessandra,
    O marido guardou o amarula vazio, com o intuito de dar a possibilidade de mostrar o companheirismo da vizinha amiga e de ter um tema interessante para o post, parabéns aos três, Alessandra, marido e vizinha (rsrsrs) – ah o pudim ficou lindo.
    Bom domingo, beijo.
    Vânia

     
    • Alessandra

      30 de outubro de 2011 at 17:33

      Vânia!
      Pensamento positivo, heim? Acho que guardou no refrigerador porque na última vez que serviu deixou a porta aberta e aí era mais fácil guardar lá do que no lixo. hahahaha
      Coisas de maridex!
      ótimo domingo e obrigada!

       
 
%d blogueiros gostam disto: