RSS

Como Montar uma Horta em Casa

04 nov
Como Montar uma Horta em Casa

Dias atrás lancei um pedido aqui no blog e na página do Pilotando um Fogão no facebook. Queria que as pessoas participassem deste post, enviando fotos de suas hortinhas. Pedido feito, pedido atendido. Recebi algumas imagens muito legais, que me fizeram muito feliz. E hoje divido com vocês, para que sirvam de inspiração.

Seja em casa, ou apartamento, num lugar amplo ou num espaço apertadinho, no cantinho da lavanderia ou sacada, em vasos bonitos ou em materiais reciclados, essas plantinhas nos presenteiam com cores, texturas, perfumes e sabores incríveis. Vale muito a pena dedicar um espacinho na casa e na sua agenda para curtir e cultivar felicidade. Porque no fundo, é disto que estamos falando.

Também gostaria de mostrar pra vocês, minha pequena hortinha, cultivada em vasos de argila e que aos poucos fui aumentando. Pelo meu jardim, além de plantas ornamentais, também cultivo alguns temperos, como: alecrim, sálvia, manjerona, cebolinha, tomilho,  e manjericão.

Além disso, também fazem parte do meu jardim, um maracujá que me encanta com suas lindas flores, e um araçá que em breve dará frutos. Curtam um pouco do meu espaço…

O espinafre da foto surgiu no vaso onde tenho uma mini roseira. Espero que cresça!

Fiquei orgulhosa! As fotos ficaram muito lindas!!!

Bom, e agora, o passo a passo de como plantar suas mudinhas de ervas e temperos. Você pode comprar pequenas mudinhas que são vendidas em supermercados ou floriculturas, e é muito fácil cuidar delas.

1- Escolha um vasinho ou qualquer outro recipiente para plantar. Nas fotos vocês viram que a Cristiane usou até funil? Pode ser a hora de reciclar não acham?

Comprem uma terra de boa qualidade, e se quiser, pode acrescentar também um adubinho, eu uso o humosolo, mas é só um pouquinho tá?

Para facilitar a drenagem da água, eu uso argila expandida (foto 2), mas dá para usar pedrinhas de jardim, ou no caso do funil, a Cris usou um feltro grosso.

O que também não pode faltar, é a água que deve ser fresca.

2 – Coloque uma camada fina de argila expandida ou brita para drenagem;

3 – Acrescente um pouco da terra e de adubo, e coloque um pouco de água bem no meio (onde irá plantar) para formar uma ¨caminha¨ de água para a planta.

4 – Retire  a mudinha do vasinho ou saquinho onde foi comprada, com cuidado para que o torrão de terra permaneça envolvendo as raízes.

5- Coloque a mudinha no centro do vaso, ainda com água e acrescente terra até cobrir todo o torrão. Aperte um pouquinho para fixar a planta, com cuidado para que a terra ainda continue fofa. Regue a planta e coloque num local iluminado.

No próximo post, vou listar as condições para cultivo de temperos e ervas, com cuidados para o posicionamento delas em relação ao sol. E a quantidade de água necessária. Acompanhem!

Quero muito agradecer a participação  das queridas:

Mônica do blog Cozinha da Mônica;

Tereza do blog Cozinha Perfumada;

Carla do blog Cuccina Artusiana;

Fabiana, que ainda me presenteou com poesia;

E Cristiane e a fofíssima Domi, que me permitiram fotografar sua horta cheia de idéias criativas e também pelo presente: o hortelã que agora também faz parte da minha casa e do Pilotando.

Um grande abraço em cada uma de vocês.

Alessandra

Se você quiser participar, ainda pode enviar a foto da sua horta, colocarei no blog com o maior prazer. Mande para alessandrapassini@bol.com.br

Anúncios
 
11 Comentários

Publicado por em 4 de novembro de 2011 em CRIANÇAS, DIVERSAS, HORTA EM CASA, TEMPEROS E ERVAS

 

Tags: , , , , ,

11 Respostas para “Como Montar uma Horta em Casa

  1. Ivana

    7 de novembro de 2011 at 14:01

    Acho que a minha vai ter que ser igual a da Tereza. Ale, quais os melhores para cozinhar? Eu adoro manjericão e alecrim. vc sugere algum outro… E todos eles podem ser plantados em vasinhos pequenos? bj

     
    • Alessandra

      7 de novembro de 2011 at 14:22

      Que maravilha! Faz sim!!!
      Quanto aos vasos, podem sim ser pequenos, mas é bom que sejam um pouquinho maiores que os vasinhos onde são vendidos. Na hortinha da Tereza eles são pequenos e estão lindos. Pode fazer igual.
      Eu tb adoro manjericão e alecrim, acabo usando muito. Faz pouco tempo comprei o tomilho e estou usando bastante em carnes e até numa pizza (scones recheados). Tb sugiro a cebolinha que dá super bem em vasinho. Outro que eu gosto, mas ainda não tenho é o orégano, quero fazer um vasinho pra ele.
      Boa sorte na tua hortinha!
      Ah! Como é muito seco aí em Brasília, é bom pulverizar um pouco de água todo dia nas folhas. bjus

       
  2. Gourmet e Gourmand

    6 de novembro de 2011 at 21:38

    O post ficou o máximo!
    Uma hortinha em casa é sempre bom para quem gosta de cozinhar :)))
    As fotos ficaram ótimas e as hortas estão um luxo!
    Parabéns pelo post, adorei 🙂
    Um abraço,
    Queila

     
    • Alessandra

      7 de novembro de 2011 at 14:23

      Obrigada, Queila, Carla e Monica! Ficaram lindonas as hortas né? Bjus e ótima semana!

       
  3. Carla Maicá

    6 de novembro de 2011 at 20:14

    Alessandra,

    Obrigada pelo convite para “ilustrar” seu post. Confesso que sou muito boba pela minha hortinha. Adoro, adoro. Fico horas mexendo nela, trocando terra, adubando, tirando folhinhas. Fico toda boba mesma…rs.

    As suas dias estão ótimas. Já estou divulgando.

    Um grande beijo,

    Carla Maicá

     
  4. Monica

    6 de novembro de 2011 at 18:40

    Ale, que post legal, menina! Amei!! Cheio de idéias bacanas e muita informação útil! Parabéns! Sai daqui inspirada a renovar minha hortinha.
    Bj

     
  5. Avental e Aventuras

    4 de novembro de 2011 at 17:30

    Lindo seu post!
    Legal incentivar as pessoas a fazerem sua própria hortinha em casa!!!!
    Não é difícil e vale a pena ter as ervas fresquinhas e sempre a mão né?
    Fiquei morrendo de vontade de participar qdo vi seu pedido de fotos, mas tinha acabado de fazer uma poda geral na minha horta e ela está feinha para fotos neste momento! Uma pena…
    Bjos
    Tania

     
    • Alessandra

      4 de novembro de 2011 at 18:53

      Que pena, Tania!
      Mas qdo crescer e estiver bonita manda uma foto tá? Vou ficar esperando.
      Bjus

       
  6. Cozinha Perfumada

    4 de novembro de 2011 at 16:25

    Alê, amei o post das hortinhas !!! Ficaram lindas as fotinhas!! A minha hortinha era pequena…dai depois foi crescendo,crescendo, crescendo e eu comprando mudinhas, ganhando…agora não tenho mais área de serviço! rs Amei suas dicas, você é uma fofa!

    Beijos! Tê

     
  7. Cintya Maria

    4 de novembro de 2011 at 16:01

    Há tempos quero ter a minha hortinha aqui… Agora depois dessas dicas preciosas vai ficar muito mais fácil!
    Adorei o post!

    Parabéns!!!
    Beijocas,
    Cintya Maria

     
    • Alessandra

      4 de novembro de 2011 at 16:23

      Obrigada, Cintya!

      Isso mesmo, montar uma hortinha é fácil, rápido e muito gostoso. E o melhor vem depois, qdo ao preparar um prato, vamos até a horta colher temperos fresquinhos cultivados por nós.

      Se quiser, mande as fotos.
      Beijocas.

       
 
%d blogueiros gostam disto: