RSS

Geleia de Jabuticaba

14 out
Geleia de Jabuticaba

Dia desses vi no blog da Fê Dayrell uma receitinha de molho de jabuticaba que me deixou curiosa. Ainda falei pra ela que assim que conseguisse colher as frutas na casa da minha sogra, faria o tal molho. No final de semana passada não deu, mas quarta-feira fomos almoçar lá, e uma turminha me ajudou a colher. Minha cunhada e cunhado, meu fofíssimo afilhado Lucca e o maridex. Subiram no telhado da casa da cachorra, em escada e até na árvore (coisa que até onde eu sabia não deveria ser feito – diz a lenda que as frutas não crescem mais). Sei que saí de lá com duas sacolas cheias de jabuticabas.

Mas aí, chegando em casa, emocionada com as frutas, acabei fazendo geléia e esqueci de reservar frutas para o molho. Conclusão: terei que voltar para buscar mais frutas…e logo!

Bom, eu sempre achei que fazer geléia fosse chato e complicadíssimo. Que nada! É muito fácil e divertido…eu até achei que estava numa vinícola fazendo vinho. (Já vão entender porque).

Ingredientes:

Vai parecer estranho listar os ingredientes sem colocar as quantidades, mas leiam o modo de preparo que entenderão a razão;

– jabuticabas;

– água;

– açúcar cristal;

– vidros para guardar;

Modo de Preparo:

Lave bem as frutas e escorra. Pegue uma panela grande o suficiente para que caibam as frutas, água para cobrir e mais uma folga pois quando levantar fervura o volume aumentará bastante.

Coloque as frutas na panela e amasse-as para que as cascas abram. Nesse momento parecia que estava fazendo vinho, pois lembrei das imagens onde as pessoas pisam nas uvas para amassá-las.

Em seguida coloque água o suficiente para cobrir as frutas. Nada mais que isso. Ligue o fogo e mexa eventualmente. Deixe cozinhando até que a água fique roxa bem escura, e ao levantar a colher, após escorrer todo o líquido, as gotas que formarem, demorem para se formar e escorrer. Eu deixei ferver por 1 hora aproximadamente.

Depois é hora de separar o líquido das cascas e sementes. Passe  tudo por uma peneira e com uma colher aperte bem para que todo o liquido e polpa da fruta passem pela peneira. Descarte as cascas e sementes e reserve o líquido.

Antes de voltar o líquido para a panela, você terá que medir o líquido, para saber a quantidade de açúcar a ser adicionado. Você pode usar um copo, uma jarra, xícara ou medidor. Use depois a mesma quantidade de açúcar. Ou seja: se você obtiver 10 xícaras de líquido, terá de adicionar as mesmas 10 xícaras de açúcar.

Leve ao fogo novamente e mexa eventualmente. Cozinhe até o líquido ficar mais espesso. Eu cozinhei por 50 minutos.

Derrame ainda quente em vidros esterilizados e feche-os imediatamente. Para esterilizar, derrame água fervente sobre os vidros, enchendo-os até a borda. Sem encostar na parte interna do vidro retire-o da água e deixe escorrendo sobre pano limpo e seco.

Deixe a geleia descansar de um dia para o outro no vidro fechado, que ela ficará na consistência ideal.

Espero que gostem.

Um abraço,

Alessandra

 
3 Comentários

Publicado por em 14 de outubro de 2011 em CAFÉ DA MANHÃ, GELEIAS

 

Tags: , , , , , , ,

3 Respostas para “Geleia de Jabuticaba

  1. Fê Dayrell

    16 de outubro de 2011 at 9:52

    OI Ale, sua geleia ficou com uma cor e textura que hum… me encheram a boca.
    Obrigada pelo carinho.
    Ah e não deixe de fazer o molho tenho certeza que não vai se arrepender.
    Bjo

     
  2. Guloso e Saudável

    15 de outubro de 2011 at 7:28

    Alessandra,
    A jabuticaba produz com dificuldade no nordeste, mas tanto a fruta quanto a geleia são deliciosas.
    A coloração da geleia é linda.
    Beijo
    Vânia

     
  3. Bruna do Gourmandisme

    14 de outubro de 2011 at 20:53

    Tava louca para fazer alguma coisa com jabuticaba! Sempre que vou no hortifruti fico olhando pra elas tentando ter uma inspiração… agora já sei! receita anotada!!! beijos e bom fim de semana!